Rubens Andrade

Perfil

Mestre e especialista em Administração Pública/FGV, bacharel e licenciado em Filosofia/UFRJ, autor do livro MOVIMENTOS SOCIAIS EM REDE – Junho de 2013 e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Exerceu os cargos de Subsecretário de Governo e de Subsecretário da Criança e do Adolescente no Governo do Estado, foi também o primeiro Secretário de Ciência e Tecnologia da nossa cidade, focando no desenvolvimento científico e tecnológico, inclusão digital, formação inicial erubens2 continuada e popularização e difusão da C&T. Atuou ainda na organização de diversas associações de moradores e participou ativamente na luta pela redemocratização do país assim como na organização de comitês pelas Diretas Já.  

Eleito para seu terceiro mandato na Câmara em 2008, Rubens sempre foi considerado um dos vereadores mais atuantes em plenário, onde requereu a CPI da Saúde, que na ocasião apontou a má gestão dos recursos públicos voltados à saúde do Rio; é de sua autoria a lei que instituiu balcão de atendimento com altura adequada para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais; na Leopoldina, após verificar problemas na estrutura do viaduto João XXIII/Penha, solicitou imediata reforma do local; vale destacar, também, sua posição contrária a construção de hotéis na Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, e a de espigões em Vargem Grande. Em plenário, denunciou a construção de um hospital na cabeceira da pista do Aeroporto de Jacarepaguá, foi também membro da CPI da Cidade da Música por não concordar com o maurubens1 uso do dinheiro público na faraônica obra. Rubens trabalhou pela
melhoria da qualidade de vida dos moradores do Rio de Janeiro.

Outro Projeto de Lei que foi apresentado na Câmara é o que proíbe a dupla função para o motorista de ônibus. Para Rubens, motorista não tem que ter função de cobrador, a segurança do passageiro tem que estar em primeiro lugar. Na questão do transporte público Rubens defende a licitação das linhas de ônibus para a melhoria do serviço prestado ao trabalhador.